quinta-feira, 1 de julho de 2010

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NTE CONCÓRDIA / MEC
PROFESSORA/TUTORA – KAREN ANGÉLICA SEITENFUS AULER
CURSISTA – Cleide Galvan Bernardi

ATIVIDADE 1.2 – Diálogo Teórico

Diálogo Teórico
Fernando Hernández – Projetos Didáticos


“ Para Hernández, organizar o currículo por projetos didáticos, propõe que o docente abandone o papel de “transmissor de conteúdos” para se transformar num pesquisador. O aluno, por sua vez, passa de receptor passivo a sujeito do processo.”

“É importante entender que não há um método a seguir, mas uma série de condições a respeitar. O primeiro passo é determinar um assunto – a escolha pode ser feita partindo de uma sugestão do mestre ou da garotada. “Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”, diz.”

“Hernández alerta que não basta o tema ser “do gosto” dos alunos, se não despertar a curiosidade por novos conhecimentos. Por isso, uma etapa importante é a de levantamento de dúvidas e definição de objetivos de aprendizagem. O projeto avança à medida que as perguntas são respondidas e o ideal é fazer anotações para comparar erros e acertos – isso vale para alunos e professores porque facilita a tomada de decisões.”

“Todo o trabalho deve estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos pela escola e pode (ou não) ser interdisciplinar.”

“Para Hernandez a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem, porém todo projeto precisa estar relacionado aos conteúdos para não perder o taco. Além disso, é fundamental estabelecer limites e metas para a conclusão dos trabalhos.”

FERNANDO Hernández. Disponível em: htm>. Acesso em: 29.jun. 2010

http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod85175/conteudo/unidade_1/Eixo1-Texto10.pdf


Colegas! Outras boas informações sobre o trabalho com projetos em:

http://www.cchia.ufrn.br/humanidades/ARTIGOS/GT01/Artigo_Humanidades.pdf.

AS CONTRIBUIÇÕES DOS PROJETOS DE TRABALHO PARA A ELABORAÇÃO CONCEITUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL CICLO BÁSICO.
Maria Luísa da Costa Bezerra, Graduanda de Pedagogia UFRN
Profª. Drª Márcia Maria Gurgel Ribeiro – Departamento de Educação UFRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário