CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NTE CONCÓRDIA POLO 2 – MEC
PROFª/TUTORA: KAREN ANGÉLICA SEITENFUS AULER
CURSISTA: Cleide Galvan Bernardi.
Atividade 1.3 PROJETOS E SUAS CARACTERÍSTICAS
Todo projeto é indisciplinar? É possível desenvolver um projeto focado em um tema de uma determinada área do conhecimento?
Essas indagações precisam ser feitas sempre que se pensa em trabalhar o conteúdo em forma de projetos, uma vez que as áreas do conhecimento são inúmeras e, por isso, devem ser claramente definidas para facilitar a pesquisa bibliográfica, fichamentos, arquivos etc.Contudo, isso não quer dizer que todo conhecimento obrigatoriamente seja construído por meio de projeto, segundo Mariano Batista Alencar.
Porém, de nada adianta envolvermos toda a escola, todas as disciplinas, se este trabalho não vem acrescentar nada ou quase nada na aprendizagem significativa do aluno, sendo este o principal motivo para o trabalho.
Como menciona a Profª Maria Elizabeth, o aluno precisa ser sujeito ativo da aprendizagem e os professores precisam estar neste processo como instigadores de seus alunos, na busca de respostas para suas indagações. “As principais vantagens de se trabalhar através de projeto é que a aprendizagem passa a ser significativa, centrada nas relações e nos procedimentos. Uma vez identificado o problema e formuladas algumas hipóteses, é possível traçar os passos seguintes: definição do material de apoio para a pesquisa, que será utilizado para a busca de respostas, de confirmação ou não das hipóteses levantadas. As ações a serem desenvolvidas evidentemente serão determinadas pelo tipo de pesquisa.” “O trabalho com projetos é positivo tanto para o aluno quanto para o professor. Ganha o professor, que se sente mais realizado com o envolvimento dos alunos e com os resultados obtidos; ganha o aluno, que aprende mais do que aprenderia na situação de simples receptor de informações. Assim a informação passa a ser tratada de forma construtiva e proveitosa e o estudante desenvolve a capacidade de selecionar, organizar, priorizar, analisar, sintetizar.”
O projeto nasce de um questionamento, de uma necessidade de saber, que pode surgir tanto do aluno quanto do professor. A chave do sucesso de um projeto está em sua base: a curiosidade, a necessidade de saber, de compreender a realidade.
A propósito deste enfoque, Fernando Henandez (1998) diz que, “convém destacar a introdução dos projetos de trabalho como uma forma de vincular a teoria com a prática e a finalidade de alcançar os objetivos”.
Para Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”. O trabalho com projetos exige do professor uma postura diferenciada. Este precisa introduzir uma nova maneira de fazer na qual o processo de reflexão e interpretação sobre a prática seja a pauta que permite tornar significativa a relação entre o ensinar e o aprender.
http://www.mundojovem.com.br/projetos/pedagogicos/projeto-projetos-e-interdisciplinaridade.php
Nenhum comentário:
Postar um comentário