sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CURRÍCULO E SUAS CARACTERÍSTICAS

CURSO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS
NTE CONCÒRDIA POLO 2 – MEC
PROFª /TUTORA: KAREN ANGÉLICA AULER
CURSISTA: Cleide Galvan Bernardi.

Atividade 2.2 – Currículo e suas características

Currículo, tudo o que move a unidade escolar, é tudo o que acontece na escola. Não existe um único currículo na escola, mas inúmeros currículos redes, plurais, complexos e impossíveis de ser apreendidos em sua totalidade, diz Carlos Eduardo Ferraço (revista Pátio, fev/abril 2006).
O currículo tem que ser entendido como cultura real, que surge de uma série de processos. E pensar os currículos de uma escola pressupõe viver seu cotidiano, que inclui toda uma dinâmica das relações estabelecidas, diz Sacristán.
Segundo Nóvoa, o currículo precisa ser estruturado a partir de novos paradigmas, onde professor e alunos aprendem juntos, conforme itens a seguir:

ONTEM:
*Como se ensina?
*O conhecimento se transfere.
*O aluno é passivo.
*O conhecimento está pronto/verdade.
*Conhecimento desvinculado da realidade.
*Aprendizagem mecânica.
*Disciplinas.
*Objetivo da educação é o conteúdo.
*Os conteúdos são o fim em si mesmos.
*O professor é a fonte da informação.
*O professor é o transmissor do conhecimento (ENSINA).
*O professor deve dominar os conteúdos da sua disciplina.
HOJE:
*Como o aluno aprende?
*O conhecimento se constrói.
*O aluno é agente de seu aprendizado.
*O conhecimento é dinâmico.
*Conhecimento contextualizado, ancorado na realidade.
*Aprendizagem significativa, duradoura.
*Interdisciplinaridade, transversalidade.
*Objetivo da educação é o desenvolvimento de habilidades e competências, inteligências, atitudes e valores.
*Os conteúdos são os meios para o desenvolvimento de habilidades e competências, inteligências, atitudes e valores.
*As fontes da informação são os livros, CDs, DVDs, revistas, jornais, televisão, rádio, internet, celular.
*O professor é o mediador entre o conhecimento/aluno/realidade (FAZ APRENDER) e também aprende.
*O professor deve ser um especialista no processo de aprendizagem.
Fonte: (FERRAZ, 2002:186)

Dados retirados do Caderno Pedagógico, versão II CURRÍCULO de Maria Conceição Coppete, do Curso de Pedagogia a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina – Centro de Educação a Distância - CEAD, Florianópolis, 2003.

Um currículo pensado, trabalhado desta maneira, quebrando paradigmas e com o auxílio de todos os recursos tecnológicos disponíveis nos dias de hoje como ferramentas facilitadoras da aquisição do conhecimento para o aluno, transformando-o em aprendizagem significativa, faz toda a diferença em nossa prática pedagógica.
Os recursos tecnológicos devem ser usados como instrumentos mediadores, facilitadores no processo de ensino-aprendizagem, buscando sustentação para rompermos com a fragmentação entre teoria e prática.

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